Home > Artigos > História > Discute-se: OPUS DEI: QUE É?

Discute-se: OPUS DEI: QUE É?

PERGUNTE E RESPONDEREMOS 525 – março 2006

Eis como o Opus Dei oficialmente se apresenta via internet:

Antes da auto-apresentação do Opus Dei, lembramos que prelazia pessoal é uma figura jurídica, dotada de uma série de privilégios e isenções, prevista no Código de Direito Canônico. Trata-se de uma organização com um prelado e fiéis (sacerdotes e leigos), reunidos por opção pessoal e não por uma questão territorial, como ocorre com os bispos diocesanos. No site brasileiro do Opus Dei, lê-se:

O Opus Dei é uma prelazia pessoal da Igreja Católica. Foi fundado em Madri a 2 de outubro de 1928 por São Josemaria Escrivã. Atualmente pertencem à prelazia cerca de oitenta mil pessoas dos cinco continentes. A sede prelatícia – com a igreja do prelado – encontra-se em Roma.

O Concílio Vaticano II recordou que todos os batizados são chamados a seguir Jesus Cristo e a viver e dar a conhecer o Evangelho. A finalidade do Opus Dei é contribuir para essa missão evangelizadora da Igreja, promovendo, entre fiéis cristãos de todas as condições, uma vida plenamente coerente com a fé nas circunstâncias correntes da existência humana e especialmente por meio da santificação do trabalho.

Com o intuito de alcançar esse fim, a prelazia do Opus Dei proporciona meios de formação espiritual e atendimento pastoral aos seus próprios fiéis e também a muitas outras pessoas.

Por meio desse atendimento pastoral, estimula-se a prática dos ensinamentos do Evangelho pelo exercício das virtudes cristãs e pela santificação do trabalho profissional.

Santificar o trabalho significa, para os fiéis da prelazia, trabalhar segundo o espírito de Jesus Cristo: realizar as tarefas próprias com perfeição, para dar glória a Deus e para servir os outros, e assim contribuir para santificar o mundo, tornando presente o espírito do Evangelho em todas as atividades e realidades temporais.

Os fiéis da prelazia realizam pessoalmente a sua tarefa evangelizadora nos variados ambientes da sociedade em que vivem. Por conseguinte, o trabalho que levam a cabo não se limita a um campo específico, como a educação, o cuidado dos doentes ou a ajuda aos incapacitados. A missão da prelazia é lembrar a todos os cristãos que, seja qual for a atividade secular a que se dediquem, devem cooperar para uma solução cristã dos problemas da sociedade e dar testemunho constante da sua fé.

Tal programa só pode merecer estímulo.

Dom Estêvão Bettencourt