topo
Home > Caminhada > 3º Congresso Vocacional > 3º Congresso Vocacional

3º Congresso Vocacional

Estimados animadores vocacionais,

Nossas comunidades, paróquias, dioceses e regionais estão celebrando o 3º Congresso Vocacional do Brasil com o tema “discípulos missionários a serviço das vocações”, e com o lema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (cf. Mt 28,19).

O 3º Congresso vocacional do Brasil em profunda sintonia com os 2 congressos anteriores quer resgatar e dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos na Igreja do Brasil em favor das vocações. A história do serviço às vocações no Brasil ganhou novo impulso com Dom Aloísio Lorscheider, que inspirado pelas mensagens do Papa por ocasião do domingo do Bom Pastor, propôs para sua diocese (Santo Ângelo, RS) que descem maior atenção às vocações.

A experiência nascida em Santo Ângelo aos poucos foi ganhando adesão no Regional Sul 3 e posteriormente em todo o Brasil. Em 1983 celebrou-se no Brasil o primeiro ano vocacional, consolidando um novo trabalho em prol das vocações e abrindo um mês dedicado às vocações no calendário das atividades da Igreja no Brasil.

O ano de 2010 é ano de graça para todos nós, pois temos a oportunidade de celebrar o 3º Congresso Vocacional acolhendo as propostas da Conferência de Aparecida, que indubitavelmente é um grande marco na experiência vocacional, conclamando todos os batizados a assumirem sua vocação missionária inerente ao próprio batismo, afinal o “Batismo é fonte de todas as vocações”.

Temos, ainda, a alegria de celebrá-lo em comunhão com o Ano Sacerdotal, convocado por Bento XVI para celebrar os 150 anos da páscoa de São João Maria Vianney. Durante o Ano Sacerdotal, muitas são as experiências apresentadas que sustenta a resposta generosa de inúmeros presbíteros da Igreja no Brasil, homens que compreenderam profundamente sua vocação e missão, e por essa razão, animaram e possibilitaram que muitos homens e mulheres também descobrissem sua vocação e missão na Igreja, como consagrados e pais de famílias colaborando em diversas atividades eclesiais.

O Papa Bento XVI em sua mensagem para o domingo do Pastor deste ano nos convida a refletir que o “testemunho suscita vocações”. Assim, somos comprometidos com o evangelho, que é convocação, a darmos testemunho, pois todos têm o direito de conhecer a Cristo, por meio do testemunho, de amá-lo e de segui-lo, ao sentirem que aqueles que com ele se encontraram e ouviram seu apelo, fizeram a opção de unir-se a ele, dando maior sentido à própria vida.

O grande desafio vocacional é sempre o de fazer opções. Grande parte da humanidade vive entre inúmeras oportunidades e não tem coragem de fazer opções. Bento XVI ao se dirigir aos jovens em Sidney, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, convocava os jovens a terem coragem de fazer opções, lembrando que o jovem que não faz opção permanece uma criança. E dentre as inúmeras possibilidades, salientava que o jovem não deve ter medo de optar por um seguimento mais radical a Cristo por meio dos Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada.
Peçamos ao Senhor da Messe que continue suscitando muitas vocações em nossas comunidades, a fim de que, homens e mulheres, crianças, jovens e adultos, sejamos discípulos missionários a serviço das vocações, e que o 3º Congresso Vocacional do Brasil, seja para todos nós ocasião para acolhermos o mandato de Jesus de “fazer discípulos entre todas as nações”, pois o testemunho suscita vocações.

Na alegria do 3º Congresso Vocacional do Brasil,

Pe. Reginaldo de Lima
Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os
Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada
Secretário Geral do 3º Congresso Vocacional do Brasil

Fonte: http://www.cnbb.org.br/site/comissoes-episcopais/ministerios-ordenados/630-mes-vocacional-2009





Deixe seu comentário!

Nome*:
Email*:
Site:
Mensagem:







Paróquia Santa Rita
Rua Dr. Rafael de Castro, n.º 222 - Santa Rita
Telefone: 73 3263 - 1044
plug21.com