Home > Caminhada > Dom Carlos Alberto, Pe. Roberto e casal diocesano participam do 21º Congresso nacional do ECC – 22 a 24 de julho em Belo Horizonte

A Arquidiocese de Belo Horizonte será a sede do 21º Congresso Nacional de Casais com Cristo, de 22 a 24 de julho. Mais de 1.500 pessoas são esperados, entre eles o nosso bispo  Dom Carlos Alberto, o diretor espiritual Pe. Roberto  o casal diocesano  Silmario e Cleide que se reunirá com casais, bispos, padres e religiosos de todo o Brasil.

O Congresso terá como tema “ECC família evangelizada: alegria da nova paróquia” e lema “Então a glória do Senhor se manifestará” (Is 40,5).  Os objetivos do evento incluem a  evangelização das famílias;  o estudo e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; a  formação evangélica e pastoral de seus dirigentes e dos que vivenciaram o ECC; o compromisso com a transformação do Mundo; e a reflexão e estudo sobre o sentido dos documentos do Magistério da Igreja. O evento será realizado na PUC Minas Coração Eucarístico – Av. Dom José Gaspar, 500 – Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.

O Movimento de Igreja denominado Encontro de Casais com Cristo surgiu na diocese de Teixeira de Freitas em 2004. A iniciativa aconteceu através  do Pe. Fabio Alves e de (10) dez casais da Paróquia Santa Rita de Cássia, que foram convidados a vivenciar o ECC na Paróquia Nossa Senhora auxiliadora na cidade de Eunápolis, Diocese da Eunápolis (BA)  e ambos sentiram-se motivados em vivenciar o encontro.

Após os dez (10) casais juntamente com o Pe. Fabio ter feito o encontro, realizou-se o primeiro ECC na paróquia Santa Rita, esses encontros são vivenciados anualmente, a paróquia realizou vários encontros entre seus paroquianos e com o apoio do nosso bispo Dom Carlos Alberto veio à ideia  de se implantar o movimento em outras paróquias da diocese.

O próprio documento nacional do ECC define que para implantação do movimento, a paróquia que já está vivenciando deve ser o padrinho de outras, e assim a Paróquia  Santa Rita foi quem apadrinhou as paróquias São José e paróquia catedral São Pedro, que por sua vês a paróquia São José apadrinhou a paróquia São Sebastião.

Na realização dos Encontros de Casais com Cristo muitos são os fatos significativos, como a espiritualidade do encontro que, a cada ano, tem um tema atual da Ação Evangelizadora. O movimento busca também preparar e motivar os casais que estão a serviço das diversas pastorais, trabalhando em favor da evangelização das famílias, bem como procura promover o engajamento dos casais que passaram pelo ECC nas lideranças da comunidade.

Programação:

- Dom Walmor preside a abertura do Congresso
20h30Dom Walmor preside ministra conferência com o tema ECC Família Evangelizada: alegria da nova paróquia
21h30 – Momento litúrgico

7h30 – Missa
8h30 – Palestras com os temas: Fixando o olhar na misericórdia, a família se tornará sinal eficaz do agir do Pai; e catequese na família, na comunidade e na sociedade – presença viva de Jesus Cristo. Estudos e painéis com temas relacionados ao meios ambiente, religião e família
20h20 – Momento de espiritualidade

7h30 – Liturgia da manhã e palestras