Home > Caminhada > A pastoral familiar da paróquia Santa Rita faz encontro de casais conviventes

A pastoral familiar da paróquia Santa Rita faz encontro de casais conviventes

A pastoral familiar da paróquia Santa Rita de Cássia promoveu neste domingo dia (15) o segundo encontro de casais conviventes de nossa paróquia, esteve presentes vários casais que veio ouvir as palestras de casais convidados para este evento

A Pastoral Familiar visando não só defender e promover o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres, mas também chamar a atenção para a importância e centralidade da família como o principal recurso para a pessoa, para a sociedade e para a Igreja. Ela é o lugar onde mais se investe para o desenvolvimento de um país, já que a família é indispensável para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.

EQUIPE PASTORAL FAMILIAR

O primeiro casal palestrante Mascarenhas e Marly fez uma breve explanação sobre a importância do dialogo na família, através do diálogo, pais e filhos se conhecem melhor, conhecem sobretudo suas respectivas opiniões e sua capacidade de verbalizar sentimentos, mas nunca a informação obtida mediante uma conversação será mais ampla e transcendente que a adquirida com a convivência. Por isso, transmite e educa muito mais na convivência do que as verbalizações dos valores que se pretendem inculcar. Por outro lado, todo diálogo deve a possibilidade da réplica. A predisposição de guardar o argumento do outro e admitir que pode não concordar com o próprio, é uma das condições básicas para que o diálogo seja viável

Logo em seguida o casal Roberto e Clebia foi apresentado aos casais conviventes para ouvirem a sua palestra que foi fundamentada sobre a influência dos amigos na família, e falando um pouca de suas experiências vividas. Há uma convicção, mais ou menos generalizada, de que durante a adolescência o grupo de amigos acaba por substituir um pouco a família, os amigos acabam por ocupar o espaço quando a família deixa esse espaço vazio, se a família cuidar dos filhos que tem continuará a ter esse papel importante.

Em seguida os casais tiveram um tempo para o lanche e conversar entre eles sobre as palestras, logo após esse momento deu-se inicio o encontro com a palestra do nosso Pároco Pe. Odesio onde ele fez chegar aos casais a importância da Igreja na vida das famílias. Consciente de que o matrimônio e a família constituem um dos bens mais preciosos da humanidade, a Igreja Católica oferece sua ajuda sustentando os que permanecem fiéis, iluminando os indecisos e ajudando os que estão impedidos.

Pe. Odesio Costa da paróquia Santa Rita

A família sofre com as amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura. Sabemos que muitas famílias permanecem fiéis aos valores fundamentais da instituição familiar. Outras estão meio perdidas frente a seus deveres, duvidosas e quase esquecidas do significado último e da verdade da vida conjugal e familiar. Outras, infelizmente, estão impedidas por variadas situações de injustiça de realizarem os seus direitos fundamentais.

Por: Josué Fernandes

Pascom Santa Rita