Home > Capa > Abertura da Semana Jubilar

Abertura da Semana Jubilar

15 de julho de 2012, celebramos a solene abertura da Semana Jubilar da Diocese Teixeira de Freitas / Caravelas – Ba para marcar as comemorações alusivas ao Jubileu de Ouro, momento em que fazemos memória de 50 anos de caminhada da Igreja.

A abertura foi realizada na cidade de Caravelas com um missa solene presidida pelo bispo Emérito Dom Antônio Eliseu Zuqueto e co-celebrada pelo Bispo Dom Carlos Alberto e todos os padres da Diocese.  Além da participação do coral da Co- Catedral Santo Antonio da cidade de Caravelas, da banda filarmônica e de paróquias de diversas cidades pertencente à Diocese.

Durante a homilia o Bispo Emérito Dom Antônio saudou todos os presentes, e ressaltou a sua alegria em estar vivenciada essa grande festa da Igreja Católica, e principalmente da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas- BA.  Para ele esse “é um momento que Jesus se manifesta através do seu corpo e do seu sangue”.

O Bispo ainda ressaltou a importância para nós cristãos em participar de tamanha solenidade, pois celebrar 50 anos da existência da Igreja particular de Jesus Cristo é vivenciar o mistério do amor, do perdão e da grande força transformadora do amor de Deus por nós. Assim, devemos louvar com grande canto de alegria por tamanha graça.

A celebração foi finalizada com uma homenagem realizada pelo Bispo Dom Carlos Alberto a Nossa Senhora Aparecida que através da imagem réplica de Nossa Senhora Aparecida, que irá permanecer em nossa Diocese por alguns dias.

Na oportunidade foi discorrido acerca do histórico da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas-Ba:

A Diocese foi criada pelo Papa João Paulo XXIII, por meio da BULA PAPAL, no dia 22 de julho de 1962. Desmembrando-a da Centenária Diocese de Ilhéus e sendo composta pelas paróquias de Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro, Prado, Alcobaça, Nova Viçosa, Mucuri, Itanhém e Medeiros Neto. Recebeu o nome de Diocese de Caravelas tendo como padroeiro Santo Antônio e como 1º bispo Dom Felipe Thiago Boers que foi recebido com grandes pompas. A comunidade de Caravelas no dia da sua chegada correu toda para a estação de trem para o cortejo até a Catedral. Com ruas totalmente decoradas e entapetadas para a passagem desse grande pastor que muito trabalhou por esta Diocese.

No dia 01 de dezembro de 1981, Com Felipe Thiago Broes, já com idade avançada e adoentado, porém com a diocese bem organizada com os nossos franciscanos, capuchinhos e voluntários holandeses e muitas obras de assistência social pede a renuncia e que a sede da Diocese fosse transferida para a cidade de Teixeira de Freitas, pois era uma cidade promissora e nesta época Caravelas passava por algumas dificuldades. Já não contava com o mesmo prestígio comercial de antes. Assim, em 19 de outubro de 1982 a Nunciatura Apostólica aceita, depois e muito averiguar, a solicitação de Dom Felipe e no dia 18 de abril de 1983 o Papa João Paulo II muda a sede da Diocese para Teixeira de Freitas, com isso, a Diocese passa a ser denominada Diocese de Teixeira de Freitas/ Caravelas e a Catedral de Santo Antônio  de Co- Catedral e como Dom Felipe era agora emérito, foi nomeado para a Diocese o novo Bispo, o muito querido e amado pelo povo, Dom. Antônio Zuqueto, nosso Atal bispo emérito, que tomou posse já na nova sede, no dia 02 de julho de 1983 e governou até o ano de 2005, com a chegada do novo pastor diocesano Dom Carlos Alberto.

Por:  Márcia Jacob- Paróquia Nossa Senhora das Graças.

ver as fotos clik: http://dioceseteixeiradefreitas.com.br/jubileu/127/