Home > Capa > Campanha da Fraternidade, tema: Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida

CF 2017

Pero Vaz de Caminha chegou à costa do território brasileiro e maravilhou-se com o que viu. Escreveu ao rei de Portugal: “Em tal maneira graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!”. Alguns anos mais tarde, começa a ocupação e exploração. Para realizar esse trabalho, começa a exploração e escravização.

Com o avançar da história, começa o avanço para o interior. Aventureiros, bandeirantes e outros conquistadores interiorizaram o Brasil. Percebeu-se a imensa variedade de formas de vida, florestas, animais e povos.

Em tempos mais recentes são delimitados e descritos os chamados biomas brasileiros.

Bioma: “um conjunto de vida constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria”

Hoje, seria interessante nos perguntar: O que restou?

Precisamos nos perguntar qual destino estamos dando a tantas riquezas e qual Brasil queremos deixar para as gerações futuras.

Somos mais de 200 milhões de brasileiros, 80% em cidades. O impacto disso sobre o meio ambiente põe em risco as riquezas naturais. O avanço das tecnologias distancia as pessoas dos problemas socioambientais.

Pertencemos a uma mesma casa comum, dividindo esse planeta com sete bilhões de pessoas e bilhões e bilhões de seres vivos. A tensão entre a economia e a ecologia é o maior desafio para a humanidade.

A proposta ecológica do Papa é integral, entrelaçando todas as dimensões do ser humano com a natureza. Ele nos coloca diante dos desafios colossais enfrentados pela humanidade, que está em uma verdadeira encruzilhada, em uma mudança de época.

A Igreja tem sido uma voz profética e chamado a atenção para os desafios e problemas ecológicos, apontado suas causas e apontado caminhos para sua superação. Muitas iniciativas a aproximaram do nosso povo para defender seus direitos e promover a convivência harmônica com o meio ambiente em todo o Brasil.

Na Campanha da Fraternidade de 2017 vamos abordar cada um de nossos biomas. À luz da fé, nos interrogaremos sobre o significado dos desafios levantados. Abordaremos as principais iniciativas já existentes e apontaremos propostas em respeito à criação que Deus nos deu para “cultivá-la e guardá-la”.