Home > Capa > Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas realizou neste domingo 03/08 encontro vocacional com jovens.

Na Igreja do Brasil, celebramos no mês de agosto, o mês das vocações. Em cada domingo meditamos e rezamos por uma vocação específica. Nesse primeiro domingo do mês de agosto, celebramos a vocação sacerdotal.

Em nossa diocese no mês das vocações é realizado o Anúncio Vocacional, que ocorreu  domingo, 03 de Agosto de 2014, na Paróquia São José Operário, com o propósito de apresentar as propostas de Cristo para cada um de nós. Nesse encontro os jovens podem conhecer melhor as diversas formas que Deus nos chama para servi-lo e auxiliá-lo no seu Projeto de Salvação, ou seja, a nossa vocação específica, através de palestras e dinâmicas sobre: a vocação sacerdotal, a vocação ao matrimônio, a vocação a vida religiosa / consagrada, a vocação a vida de missionário (a).

O Anúncio Vocacional iniciou com um café da manhã, acolhendo assim todos os jovens que ali participavam do encontro. Toda vocação nasce do Coração de Cristo, por isso, o encontro proporcionou para os jovens logo no início, um encontro com Jesus Eucarístico, pela Adoração ao Santíssimo Sacramento. Ao final da Adoração, Rev. Pe. Isael, Reitor do Seminário Propedêutico da nossa Diocese, Administrador Paroquial da Paróquia São José Operário e responsável pelo Serviço de Animação Vocacional na diocese, concedeu a bênção do Santíssimo Sacramento.
Pe. Isael, apresentou a vocação a vida sacerdotal, dizendo sua felicidade plena em poder servir Cristo nessa vocação. Nosso bispo diocesano, Dom Carlos Alberto dos Santos,deu continuidade sobre a vocação sacerdotal, contando um pouco da sua história vocacional, e como sente-se totalmente realizado nessa vocação, ainda, ratificando que se fosse para escolher novamente, escolheria ser sacerdote. No final de sua apresentação sobre a vida sacerdotal, exortou os jovens que se sentem chamados a essa vocação a estarem participando dos encontros vocacionais que acontecem todo primeiro final de semana do mês na Paróquia São José Operário. Falou também que a Igreja não quer apenas freiras e sacerdotes, mas, que o objetivo maior é que os jovens façam a escolha pela sua vocação e sejam felizes e realizados nela. “A escolha é sua jovem.” (Dom Carlos Alberto)

Dom Carlos Alberto Bispo Diocesano

Também no evento, foi apresentado o Movimento Serra, que é um grupo que reza e acompanha de forma espiritual e material as vocações a vida sacerdotal, religiosa e missionária, em especial, presente aqui também em nossa diocese.

Dona Graça, professora de português do Seminário Propedêutico, e seu esposo Martins, participantes do Movimento Serra, concederam um belíssimo testemunho sobre a vocação a vida matrimonial, apresentando a riqueza da mesma, dicas de como viver com seu (sua) esposo (a), e as dificuldades encontradas nessa vocação.

A Irmã Carolina e a consagrada Elizete, conduziram um momento muito rico despertando e demonstrando nos jovens palavras-chaves na vida das pessoas que se entregam a Deus pela vocação a vida religiosa / consagrada, contando assim com a participação dos mesmos que estavam na Assembléia e tinham essas palavras que foram distribuídas no início do encontro.

No final da manhã, os jovens participantes, puderam desfrutar de um delicioso almoço. No retorno, após o término da dinâmica de Ir. Carolina e a consagrada Elizete, as Congregações Religiosas e de Vida Consagrada que fazem parte de nossa diocese puderam apresentar-se, falando sobre carisma, fundador, padroeiro (a) e espiritualidade das mesmas, encerrando a apresentação com a Oração Vocacional.

O encontro contou com a participação de muitos jovens de todos os setores da nossa diocese, e ainda com sacerdotes estiveram presentes no decorrer do mesmo.

O encontro terminou com o ápice da nossa fé e fonte de toda vocação, a Celebração da Santa Missa, presidida pelo Rev. Pe. Isael. Em sua homilia, exortou sobre o objetivo do encontro e que os jovens deveriam sair de lá sendo discípulos missionários, anunciando Jesus que veio alimentar a fome do povo, como nos apresenta a liturgia do dia. Exortou que vale a pena ser vocacionado, vale a pena ser de Deus. “Cristo tem uma forma de completar o que falta em nossas vidas” (Pe. Isael). Ao final agradeceu a participação de todos que colaboraram para a realização do encontro e em especial a participação das Religiosas e de cada jovem presente no Anúncio Vocacional.

Sara Mendes
Pascom: Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas