Home > Capa > EXPOSIÇÃO JUBILEU DE DE OURO DA DIOCESE TEIXEIRA DE FREITAS/CARAVELAS

EXPOSIÇÃO JUBILEU DE DE OURO DA DIOCESE TEIXEIRA DE FREITAS/CARAVELAS

Aconteceu na noite desta terça feira dia 13/9 no salão da catedral São Pedro uma reunião com a equipe de levantamento histórico do jubileu de ouro da Diocese de Teixeira de Freitas / Caravelas e monitores que irão colaborar na organização da exposição do jubileu de ouro da Diocese . com inicio em  19 de setembro até 21 de outubro de 2011. No salão superior da catedral São Pedro.  Nos horário de segunda a sábado das 09:h as 11:30 das 14:h as 17  e na parte noturna  só com agendamento antecipado.

Instalada em 1962, a Diocese de Caravelas foi instituída a partir da necessidade de leva a população do extremo sul da Bahia uma maior aproximação das atividades católicas, tendo em vista que região em constante expansão populacional e econômica carecia de um atendimento mais próximo, uma vez que as paróquias e igrejas da região pertencia à diocese de Ilhéus que por sua vez era distante geograficamente e de difícil acesso para muitos, principalmente os sujeitos das classes menos abastadas.

A Diocese foi, antes mesmo de sua instalação, construída pelas mãos da população Caravelense  que, além de dedicar-se aos trabalhos de evangelização comum entre os pares e corroborar para as atividades da igreja,  organizou a campanha pró-bispado, para arrecadar fundos no intuito de materializar o desejado bispado com a possibilidade de oferecer ao primeiro bispo e seus sucessores o bem estar e a moradia digna. A sede de Diocese foi transferida para Teixeira de Freitas nos anos 80 e, desde então, passou a denominar-se Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas.

Em reconhecimento a luta e a dedicação dos(as) cidadãos e cidadãs caravelense em prol da propagação da luz do cristianismo dando a devida sustentabilidade às bases que se fundaram a igreja católica na região, as comemorações dos jubileu de ouro da Diocese inicia-se na referida cidade, que acolheu e acolhe os membros do clero, bem como as ações de evangelização proferidas pelos mesmo.

Por compreender que a história dos 50 anos da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas se faz a partir da historia das pessoas que ajudaram a construir o processo de evangelização católica na região, buscou-se valorizar a memória de muitos daqueles que contribuíram com este processo como uma maneira de celebrar o jubileu diocesano. Também no que diz respeito à memória, para marcar esse momento de inicio de comemorações, organizou-se exposição do acervo da igreja matriz de Santo Antônio e de objetos da casa paroquial.

A exposição faz uso de objetos, peças e documentos, e conferes a esse conjunto de objetos um novo significado, com a função de testemunha dos primeiros anos da Diocese na região, com ênfase na vida e obra evangélica do primeiro Bispo: D. Felipe Tiago Broers  O.F.M. Aos objetos podem ser conferidos ainda, o significado da identidade católica forjada pelos Caravelenses.

Por: Josué Fernandes com Informações:  Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas  e universidade do estado da Bahia campos X

2 Elogios!

cristovam - 16/09/2011 (#):

Parabens pela excelente cobertura , a historia das comunidades precisa ser divulgada e celebrada.Eis a razão desta grande celebração.A toda a equipe conforme foto anexa,também nossos parabens.

Déia - 18/09/2011 (#):

Parabéns amigas, fico muito orgulhosa de estar num grupo em que todas contribuem com o seu melhor!!!Vamos continuar a valorizar a história de pessoas comuns, e nao só de grandes nomes.Abraços para todos que também contribuem para está caminhada.