Home > Caminhada > Formação para Campanha da Fraternidade 2014 PARÓQUIA SANTA RITA

Formação para Campanha da Fraternidade 2014 PARÓQUIA SANTA RITA

“O tráfico de pessoas é uma atividade ignóbil, uma vergonha para as nossas sociedades que se dizem civilizadas: exploradores e clientes, a todos os níveis, deveriam fazer um sério exame de consciência diante de si e diante de Deus.”
Papa Francisco

No domingo, 08 de fevereiro, o povo de Deus de nossa Paróquia Santa Rita e de paróquias vizinhas, São Pedro, Nossa Senhora das Graças, São Paulo e São Sebastião, participaram da formação para a Campanha da Fraternidade do ano de 2014, que tem como tema: Fraternidade e Tráfico Humano e como lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (cf. Gl 5,1).
A formação aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz da Paróquia Santa Rita e contou com a presença do Pe. Odesio Costa e com a Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade.

ASrª. Sandra Mesquita deu início aos trabalhos ressaltando a importância de fazermos uma conexão do tema da Campanha da Fraternidade anterior com o tema da campanha de 2014.

Informou que escolha do tema surgiu com a proposta dos Grupos de Trabalhos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, junto à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e a entidades ligadas à Pastoral da Mobilidade Humana. E que a CNBB escolhe o tempo da quaresma para a campanha por ser um tempo de conversão.

Durante a formação apresentou vários vídeos e gráficos que demonstravam a situação do tráfico humano no país e no mundo que é alarmante: alertando para o aumento de vítimas do tráfico humano, do trabalho forçado, da extração de órgãos e do tráfico para a exploração sexual.

Apresentou os objetivos da campanha destacando o objetivo geral que é “identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-la como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar este mal, com vistas ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus” (Texto Base da CF 2014, nº 5).

No encerramento dos trabalhos Pe.Odesio Costa pediu para que os participantes fossem mensageiros nesta missão, em anunciar em suas comunidades para que as pessoas denunciem aos órgãos competentes, os casos característicos de Tráfico Humano abordados nesta campanha. Agradeceu a presença de todos e da Equipe Diocesana em nossa Paróquia e parabenizou-a pelo belíssimo trabalho que tem desenvolvido na Diocese.
A Campanha da Fraternidade 2014 será aberta no dia 5 de março deste ano, na quarta-feira de Cinzas.

Por: Lia Henriques Pereira Siqueira
Fotos: Valdine Fernandes