Home > Caminhada > Paróquia Santa Rita celebra Primeira Eucaristia

Paróquia Santa Rita celebra Primeira Eucaristia

Depois de alguns meses de intensa preparação com os encontros de catequese, crianças e adolescentes da matriz de Santa Rita de Cássia participarão da primeira Eucaristia neste domingo (24), com missa presidida pelo Padre Odesio Costa, pároco de nossa paróquia.

A Eucaristia faz parte do chamado tripé dos sacramentos de iniciação cristã, juntamente com o Batismo e o Crisma. Durante a preparação as crianças participam de encontros semanais onde conhecem sobre a doutrina católica, com base no Catecismo e nos ensinamentos bíblicos. Para a formação, a Paróquia Santa Rita conta com uma equipe de catequistas coordenada por Silvia Wolf para desempenhar essa importante função na Igreja.

“A primeira Eucaristia ainda hoje é tida como um momento bastante marcante nas etapas da formação do cristão, pois oferece a oportunidade de participar da comunhão durante a missa, recebendo o Corpo de cristo, sinal de integração mais efetiva e concreta na vida da Igreja, já que a missa é o momento em que celebramos os mistérios de Cristo e a sua Igreja”.

Antes da Primeira Eucaristia, no entanto, as crianças recebem outro sacramento, dos sete que fazem parte da doutrina Católica, a Confissão, que serve como preparação para que o cristão receba de forma mais condigna a Eucaristia. É o momento da reconciliação com Deus, quando nos dignificamos para poder participar do grande banquete que nos é oferecido na missa, quando nos tornamos em Cristo um único corpo e para isso é preciso estar preparado e com a consciência tranqüila.

Por: Josué Fernandes

Pascom Santa Rita

Fotos: Tyago

1 Comentário até agora

Maria Cleres Lima Valente - 29/11/2013 (#):

As fotos ficaram ótimas, pude recordar daqueles momentos de reflexão com Deus.