Home > Caminhada > Setembro: Mês da bíblia.

Setembro: Mês da bíblia.

No mês de Setembro a Igreja faz uma reflexão sobre a importância das Sagradas Escrituras em nossa vida. Desde o Concílio Vaticano II o uso da bíblia se tornou mais comum entre os leigos católicos através do insentivo de seus Pastores em todo o Mundo.

No Brasil a CNBB  sempre tem organizado reflexões e lançado propostas de estudos sobre determinados assuntos. Neste mês a proposta é o estudo do Evangelho segundo São Marcos associada ao Projeto nacional de Evangelização: O Brasil na missão Continental.  Boa leitura!

Por: Alex Souza (PASCOM)

Objetivos e funcionamento do Concílio Vaticano II

1. Os grandes objetivos do Concílio: Ao convocar o Concílio Vaticano II, o Papa João XXIII tinha em mente que seu objetivo seria “aggiornare la Chiesa”, atualizar, ajudar a Igreja ser mais conforme ao que Jesus Cristo dela quer e a estar inserida no contexto do mundo contemporâneo cumprindo, da melhor maneira possível, sua missão de evangelizar. Aos poucos ele explicitou este objetivo:
- renovar a Igreja em si mesma a partir do Evangelho – revigorar a vida de fé, a vida moral e apostólica de todos os membros da Igreja. – tornar a fé católica mais expressiva no coração do mundo contemporâneo. – estudar as mudanças culturais do mundo moderno à luz da Revelação Divina – realizar profunda renovação das estruturas organizativas da Igreja e de suas mediações operacionais para melhor atuar em benefício de seus membros (liturgia, leitura da Palavra de Deus, Formação dos presbíteros, organização renovada das Dioceses e Paróquias, renovação da vida consagrada, adaptação da disciplina esclesiástica às necessidades e oportunidades de nosso tempo…); e também renovar a Igreja em favor de sua ação externa na evangelização e transformação do mundo (conhecer o mundo de hoje não para condená-lo, mas com ele dialogar e com ele e nele atuar de modo eficaz em prol da felicidade do ser humano).

1 Comentário até agora

cristovam - 06/09/2012 (#):

olá Alex.Está muita boa ,espero que os co0rdenadores e leigos,possa ler diariamente os artigos que são publicados neste site.