Home > Capa > Sucesso total abertura do I Congresso Eucarístico de nossa diocese

Sucesso total abertura do I Congresso Eucarístico de nossa diocese

20 de julho de 2012, inicia nosso I Congresso Eucarístico com o tema “Por Maria na Eucaristia”. Celebrar o Jubileu é celebrar a graça de Deus em nossas vidas, celebrar o dom da vida, agradecer ao nosso bom Deus pela nossa Igreja Católica Apostólica Romana, pelos nossos santos e santas, agradecer de maneira especial pela nossa Igreja particular, nossa Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas / BA.

Iniciamos esse momento solene com um louvor conduzido pelo Ministério de Música da Paroquia Nossa Senhora das Graças. Logo em seguida Pe. Ronaldo conduziu um momento de devoção a Nossa Senhora e preparação para a chegada das imagens de Santo Antonio, São Pedro e de Nossa Senhora Aparecida.

Com a chegada da carreata que teve inicio na Paróquia Catedral São Pedro, teve inicio com a entrada da bandeira do Vaticano ao som do hino de Roma. Logo em seguida, com uma calorosa recepção recebemos a imagem de Santo Antonio, seguida da imagem de São Pedro e da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Por fim, teve a entrada de todas as bandeiras dos municípios pertencentes a nossa Diocese.

O Santo Evangelho foi proclamado pelo Pe. Márcio, pároco da Paróquia Santo Antonio em Teixeira de Freitas. Dom Carlos iniciou sua homilia saudando os sacerdotes, religiosos (as), seminaristas, vocacionados (as), autoridades, movimentos e pastorais, movimento de Deus. Ele nos recorda que estamos em um tempo de festa: festa da nossa Diocese, festa da nossa Mãe que vem nos visitar. Nos fala de duas palavras para reflexão. A primeira palavra é fé, fé está que moveu nossa diocese do principio até aqui. A palavra nos convida a arrumar as coisas da casa do Pai nas nossas vidas. Para arrumarmos nossa casa precisamos ter fé, precisamos estar disponíveis para ouvir a voz de Deus e deixar que Ele nos conduza. Na nossa diocese uma semente foi plantada, por primeiro na cidade de Caravelas, uma semente do amor que foi plantada há 50 anos, que gerou uma árvore frondosa. Três coisas nessa primeira parte: a fé do povo que foi deixando ser abraçado pelo nosso Deus de amor, e que abraçaram a Missão que Jesus nos deixou que é sermos evangelizadores, carregando a cruz de muito de nossos irmãos. Morrendo mas Ressuscitando. É Jesus que reina na nossa Diocese, nos nossos corações. Vivemos em uma diocese que tem como pastor maior o próprio Jesus Cristo e tem Maria Santíssima como Mãe, que cuida de nós com muito amor. Segundo ponto: Jesus apresenta-se dizendo: “Eu sou o Caminho, eu sou a Verdade, eu sou a Vida”. “E nós como cristãos, o que nós somos? (Dom Carlos)”. Precisamos levar para as nossas vidas o odor de Deus. “Quem é Jesus para você?” pergunta nosso bispo para cada um de nós. Precisamos seguir um único caminho que é Jesus, precisamos deixar que Ele reine na nossa vida. E nossa Senhora nos pede que ouçamos a voz de seu filho. E nesse momento recordarmos três santos que fazem parte da historia da nossa diocese. Primeiro, Santo Antonio, homem corajoso, homem de fé. Segundo São Pedro, pilar da nossa Igreja. Será que temos a mesma fé de Pedro para dizer: “Tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”. E temos Maria, mãe de Jesus e nossa, que diante do projeto de Deus, disse: “Faça-se em mim conforme a sua vontade”. Precisamos ser coerente com a nossa vocação e a exemplo de Maria dizer sim ao chamado de Deus em nossas vidas. Não podemos ter medo nem vergonha de ser cristão, mas, devemos ter vergonha de não assumir o nosso compromisso de batizado, de cristão. Precisamos agir juntos, como comunidade, como família de Cristo que somos. Precisamos amar Jesus e amar Maria. Precisamos testemunhar nossa fé e nosso amor por Deus e por Maria. Que Deus possa nos abençoar sempre mais.

Texto de Sara Mendes.

Fotos clik:  http://dioceseteixeiradefreitas.com.br/jubileu/abertura-do-i-congresso-eucaristico/