Home > Nossas Comunidades > Santo Antônio – Nova Lídice > História

História

Segundo antigos moradores, em 1954 o Sr. Manoel Francisco de Lima e Sr. Natalino Borges, comprou o terreno onde está localizada o distrito Nova Lídice,  que na época era conhecida com Vila Progresso.

No início as celebrações eram realizadas nas casas dos moradores. Um dos primeiros a celebrar na comunidade foi o Frei Gutaldo. As missas eram celebradas no Antigo Mercado. Certo dia um vento muito forte derrubou a imagem de Cristo Crucificado quebrando-o. Com isso, o padre teria dito que não vinha mais celebrar em Nova Lídice enquanto não se construísse a Igreja.

Após este acontecimento algumas pessoas fizeram uma campanha para construir a igreja. A primeira reunião marcada por iniciativa da professora Leia, contou com a presença dos Srs. Hélio Moscoso, Joaquim Correia, Manoel Ferreira Lima, Natalino Borges, Juca, D. Bina e o Sr. José Ruas que ficou responsável pela coordenação dos trabalhos e administração da abra. Além dos donativos da comunidade também contaram com uma verba vinda da Holanda, no valor de duzentos mil cruzeiros. O pedreiro da obra foi Derotides.

A primeira missa foi presidida pelo Frei Fernando Stochman, ainda com a Igreja coberta de lona. Na ocasião o frei motivou o povo a fazer uma Cruz, que ajudou a levantá-la e a por no lugar.

A princípio a Igreja ficava aberta apenas para as celebrações da Missa. Com o passar do tempo o padre deu autorização para o povo abrir a Igreja e rezar.

Depois vieram Frei Salésio e Frei Ronaldo. Após algum tempo, vieram outros padres e diáconos, como: Pe. Carlos, Pe. João Carlos, Diácono Acácio, que formam os padres diocesanos.

Neste tempo, a comunidade pertencia a Nossa Senhora da Conceição, com sede em Medeiro Neto.

Depois a comunidade passou a pertencer a Paróquia São Pedro. Assistida pelo padre Janus, sucedido pelo Pe. José Carlos. E desde 8 de julho de 2001, passou a compor a Paróquia Santa Rita de Cássia, cujo o primeiro padre foi Moisés, que foi sucedido pelo padre Fábio, que com o seu jeito dinâmico e inovador motivou a comunidade ao crescimento e a renovação.

Muitos se doaram e trabalharam por esta comunidade, como o Profº Sebastião, o Srs. Irineu, Cassiano, Gerson e tantos outros que fazemos memária.

O primeiro movimento foi Apostolado da Oração, cuja primeira reunião aconteceu no dia 05 de novembro de 1972. Os primeiros Ministros Extraordinários da Eucaristia foram: Gerson Alves Moreira, Irineu Loucatteli e a primeira mulher a ocupar tal função foi Laudionora Lira Azevedo, que também foi coordenadora da comunidade por um longo período.

O coordenador atual é Hélio Rodrigues Gouveia.

Outros grupos surgiram na comunidade durante esse tempo, como a Legião de Maria, Circulo Bíblico, Grupo de Jovens, Catequese, Cursos do Batismo, Terço das Rosas, Pastoral da Criança, Pastoral do Dizimo, Pastoral da Liturgia e Renovação Carismática.