Home > Nossas Comunidades > Nossa Senhora D`Ajuda > História

História

Localizada no distrito de Cachoeira do Mato – Município de Teixeira de Freitas, BA, foi criada por volta dos nos 50, quando ainda pertencia ao Município de Alcobaça. Até 1958 as celebrações eucarísticas eram muito raras e ocorriam em um salão escolar, geralmente presididas por um franciscano chamado Frei Olavo.

Ainda sem padroeiro, a Sra. Georgina Caíres Martins, uma das primeiras lideres da comunidade, ao voltar de uma de suas peregrinações no santuário de Arraial D`Ajuda – Porto Seguro, Ba, propôs ao Frei Olavo e aos demais membros da comunidade que a dedicasse a Nossa Senhora D`Ajuda, sugestão que foi acolhida por todos.

A construção da capela dedicada a D’Ajuda teve início em1959.

Ao longo deste tempo passaram muitos missionários que o povo lembra com grande alegria, dentre eles: Frei Olavo, Frei Gotardo, Frei Artur, Frei Simão, Frei Fernando, Frei Salésio e Frei Ronaldo. Das diversas ações, destaca-se:

A celebração da palavra implantada por Frei Fernando.

O Apostolado da Oração, implantado pelo Frei Salésio, que teve como presidente a Sra. Terezinha, que também foi a primeira mulher a proclamar o evangelho em uma Celebração da Palavra.

Neste tempo a comunidade pertencia a Paróquia São Bernardo, sediada em Alcobaça-Ba e o Bispo Diocesano era Dom Filipe.

Com a chegada do Frei Salésio a comunidade passou a pertencer a Paróquia Nossa Senhora da Conceição com sede em Medeiros Neto. E Frei Ronaldo foi quem deu assistência a comunidade por um longo período.

Com a nomeação e posse do novo Bispo Dom Antônio Elizeu Zuquetto, que mudou a sede diocesana para a próspera cidade de Teixeira de Freitas, a comunidade passou a pertencer a Paróquia São Pedro em Teixeira de Freitas, tendo como pároco o Pe. Jânuz, missionário que veio da Holanda. Depois Pe. José Carlos Fernandes, que realizou um belo trabalho pastoral na comunidade.

No dia 08 de julho de 2001, com a ereção da nova paróquia desmembrada da São Pedro, a comunidade passou a pertencer a Paróquia Santa Rita de Cássia, com sede no bairro Santa Rita em Teixeira de Freitas, passando o Padre Moisés Porcino a ser o novo pároco.

Em 2002, seis meses depois, assume como novo pastor o Padre Fábio Alves que desde então tem levado a uma profunda renovação da comunidade.

A comunidade cresceu muito, temos: reunião mensal do CPC (Conselho Pastoral Comunitário), celebrações da Palavra todos os domingos, missas todos os 3º sábados, uma terça-feira do mês e dias festivos, como: Natal, finados, páscoa, festa da padroeira, 12 de outubro (missa do vaqueiro).

Entre pastorais, movimentos e serviços, temos: Pastoral do Dizimo; Pastoral da Liturgia; Pastoral do Batismo; Pastoral da Catequese; Pastoral da Juventude; Legião de Maria; Apostolado da Oração; Círculo Bíblico; Ministros Extraordinários da Eucaristia; Coroinhas.

Na gestão do Pe. Fábio, além do empenho e atenção no trabalho pastoral, estruturou-se também o espaço físico da Igreja, como: Construção da Capela para o Santíssimo, Reforma do quarto e do banheiro, Troca de janelas e portas, Reforma das calcadas laterais e instalação de luminárias, Pintura do salão comunitário, Reforma da sacristia, Aquisição de móveis e incorporação de terreno dos fundos ao patrimônio da Paróquia.

A festa da comunidade é dia 15 de agosto, dia de Nossa Senhora D’Ajuda.