Home > Nossas Comunidades > Santo Antônio – Maçaranduba > Hirória

Hirória

Localizada em Maçaranduba, município de Vereda – BA, a comunidade Santo Antônio foi fundada por iniciativa da família de José Julião e Carlota Rosa do Espírito Santo, que doaram o terreno onde atualmente está construída a Igreja.

Os festejos em honra ao padroeiro, Santo Antônio, desde o início aconteciam ao longo 13 dias, com quermesse e comidas típicas. Todos os anos uma família do povoado ficava responsável em liderar os preparativos, sendo que, na última noite elegiam um presidente e uma presidenta para coordenar a venda dos leilões, dos quais eram apanhados de surpresa em suas casas com muita festa, música e alegria.

Neste período, a igreja era ornamentada com flores de papel crepom e lamparinas (caixas de madeira revestida de papel seda), pois não havia energia elétrica na localidade.

Um dos primeiros casais a preparar os festejos do padroeiro foram Salomé e Laudemiro. Seguidos de José Julião e esposa, Maria dos Anjos, Joana Pereira da Encarnação, Flor de Nice (conhecida como Limpinha), Dora, Licinha, Luci, Eduvirgens, Gildete etc.

No início as missas eram celebradas semestralmente, as visitas tinham duração de três dias, que além da celebração eucarística, os padres assistiam casamentos, celebravam batizados, atendiam confissões e visitavam os doentes.

Os cultos eram celebrados, sobretudo, pelo Sr. Tomé, depois surgiram outros. O primeiro Ministro Extraordinário da Eucaristia foi o Sr. Francisco.

A comunidade pertencia à Paróquia Nossa Senhora da Purificação, o bispo era Dom Filipe. O primeiro Padre a celebrar na comunidade foi o Frei Olavo, em seguida Frei Ambrósio que celebravam missa em Latim e de costas para a Assembléia, recordam as pessoas da comunidade. Depois veio o Frei Clemente, Frei Benigno, Frei Amarílio, Pe. Mário, Frei Oscar, Frei Hipólito e Frei Elias. Neste tempo as missas eram celebradas trimestralmente.

Em 1992 veio a pertencer a Paróquia de São Pedro, passando o Pe. Jânus a celebrar na comunidade, após a sua saída o Pe. José e pelo seu auxiliar o Pe. Moisés Porcino.

Depois de 7 anos, com a ereção da Paróquia Santa Rita de Cássia pelo Bispo Dom Antonio Elizeu Zuqueto, em 2001, a comunidade veio a fazer parte da nova paróquia, Santa Rita de Cássia, a qual até hoje faz parte, tendo como primeiro padre Moisés, que ficou pouco tempo. Logo depois, veio Pe. Fábio, permanecendo até os dias de hoje, onde realiza um belo trabalho com muita persistência e zelo pastoral.

Sua festa de Padroeiro acontece no dia 13 de junho.