topo
Home > Formação > Sacramentos > Normas para celebração do sacramento do matrimônio

Normas para celebração do sacramento do matrimônio

 Normas para o sacramento do matrimônio na Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas-Ba

Amados Diocesanos,

 O Deus da vida quis instituir para os fiéis o santo Sacramento do matrimônio. Desde o principio Ele viu que não era bom que o homem estivesse Só, e procurou para Ele uma companheira que pudesse viver ao seu lado. A Igreja, dando continuidade ao desejo de seu mestre fundador continua a unir para sempre com alegria, o homem e a mulher que livremente querem dizer sim um ao outro diante de Deus. O bispo, juntamente com os seus colaboradores se alegra com todos aqueles que querem assumir a vocação matrimonial e neste espírito de alegria nós, com o auxilio do Espírito Santo  achamos por bem promulgar algumas normas  a serem observadas na celebração desse sacramento. Desde já contamos com a compreensão de todos, afim de que juntos  possamos dar passos concretos na edificação do Reino de Cristo. Sobre todos Vós invoco as mais copiosas bênçãos.

 E  aos prezados noivos, para que transcorram na mais perfeita ordem à documentação e a celebração do matrimônio, segue abaixo os  passos e algumas normas a serem seguidas:

 Fraternalmente.

 Dom Carlos Alberto dos Santos.

Bispo Diocesano de Teixeira de Freitas / Caravelas -Ba

 

1.      PROCLAMAS:

 

a)      Os noivos deverão dar entrada ao processo matrimonial onde residem ou onde houver vinculo pastoral,  e fazer adiantamento de 50% da  taxa e essa  por sua vez não será devolvida se houver desistência.

b)      Caso haja transferência, para celebração em outra Paróquia, ou Diocese  será cobrada outra taxa também onde celebrado.

c)      Caso venha outro padre a ser convidado para assistir o matrimônio o mesmo deverá enviar de imediato o termo de compromisso à  paróquia da celebração, e esse deverá respeitar as normas local e  os noivos assumirão todas as custas com o  padre convidado.  

 d)    Se cancelar o matrimônio  Informar na secretaria da Paróquia imediatamente. 

 

  1. 2.        IDADE:  

 

A idade mínima para o matrimônio  religioso com efeito civil:

HOMEM: 18 anos.

MULHER : 16 anos, com assinatura dos pais  e outros casos procurar o ordinário local Cân. 1083   § 1,2;

 

3 .      CURSO DE NOIVOS:

 

Tem como objetivo preparar os noivos para bem celebrarem o Sacramento do Matrimônio e desenvolver uma vida a dois, harmoniosamente  Cristã. Levá-los a perceber que Deus é o alicerce da união matrimonial. Dentro desta preparação procurar  fazer com que os casais, após o matrimônio  perseverem na fé freqüentando a Igreja.

O Curso de noivos acontecerá em dois momentos:

1º Momento: A equipe paroquial juntamente com o pároco terá um encontro com os noivos que irão participar do curso. Esse encontro será realizado na própria Paróquia.

2º Momento: O curso de noivos onde não houver preparação em nível de setor  poderá ser por Paróquia.

 

4 .      DOCUMENTAÇÃO:

 

A documentação deverá ser preenchida 03 ( três )  meses antes da cerimônia, com a presença dos noivos.  Documentos  necessários: certidão de batismo com validade de 06 ( seis meses ) sendo que no campo observação conste que será para fins matrimoniais; xérox RG, CPF,  comprovante de residência atual.(Se o mesmo for falso, e a Paróquia vier descobrir a cerimônia   será cancelada), Comprovante do curso de noivos, habilitação, para o casamento civil;

 

 

 

 

 

Caso sejam casados no civil, apresentar xérox da certidão do casamento, no caso de viúvo certidão de óbito.

 

  1. 5.             ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DO MATRIMÔNIO

 

5.1     ENTREVISTA:  Com o Padre, para assinar a documentação ( prazo  mínimo de 10 dias antes da celebração )      ____/_____/_____/.

Preocupem – se com a grandeza do Sacramento e não  excessivamente com o secundário: música enfeites, fotografias, filmagem etc.

A celebração deve ter um caráter:   litúrgico, simples e piedoso, mostrando assim o apreço que tem por este grande sacramento.

5.2   Os noivos deverão está conscientes, sóbrios gozando do uso da razão ( não acolizados                        psicotropico) Cân.1095.

 

5.3   Seguindo o Cân 1118, o sacramento do matrimônio na Diocese de Teixeira de Freitas deve ser celebrado na Igreja Paroquial, podendo ser celebrado nas capelas ou oratórios com a licença do ordinário local. Sendo expressamente proibido o contrário.

 

5.4       DECORAÇÃO:

 

a)      Usar uma decoração para todas as celebrações matrimoniais,  do mesmo dia, deixando as do presbitério. 

b)      Flores: Usar no presbitério somente flores naturais  e conforme o costume da Paróquia. Sendo que na nave central poderão ser colocados até 06  arranjos: dois na entrada e o restante no  corredor e ao longo deste  usa-se tecido e algo do gênero;

c)      Não é permitido jogar pétalas, arroz, dentro da Igreja nem mesmo  remover os  bancos dos seus lugares. Se houver  florista, sugere-se  levar as flores para as madrinhas ou mães;

d)      Altar:  O mesmo deverá ser revestido das seguintes cores: Branca, (dourada, bege ou prata cores sóbrias ).

 

5.5     TESTEMUNHAS

 01 Casal   de cada lado  para assinar a documentação, às  demais testemunhas  deverão  chegar meia hora antes da celebração  do matrimônio  para assinatura dos  documentos na credência.

 

5.6     MÚSICA:

          A  música para a celebração  do matrimônio  deve ter caráter litúrgico.

 

5.7   TRAJES:

Que todos  respeitem a Igreja e o sentido da  celebração, usando trajes dignos para a ocasião, ter bom senso na escolha da roupa.

 

5.8   HORÁRIO:

Para que seja o matrimônio  bonito e tranqüilo sejam  pontuais, lembrando que  pais, testemunhas e damas  não impedirão o inicio da cerimônia do matrimônio.

 

5.9   FOLHETOS: 

 Se desejarem confeccionar folhetos  para a celebração do matrimônio, levar um modelo antes de fazê-lo, para que o padre faça as correções necessárias. Sem esta aprovação os mesmos não poderão ser utilizados.

 

5.10  CERIMONIALISTA:

Para a cerimônia litúrgica  matrimonial dispensa-se cerimonialista.

 

5.11  COMBINAR COM A EQUIPE LITURGICA 15  DIAS  ANTES DA CERIMÔNIA DO MATRIMÔNIO   OS DETALHES DA CELEBRAÇÃO.

A Seqüência de Entradas, musicas, leituras e outros.  

1ª Música:  Entrada do Noivo ( noivo c/ mãe  )

2ª Música:  Entrada dos  noivinhos ( casal de pajem e dama )

3ª Música:  Entrada das testemunhas

4ª Musica:  Entrada da florista

5ª Musica:  Entrada da noiva ( Noiva com o pai )

6ª Musica:  Porta Aliança

 

 6.       OBSERVAÇÃO:

 

a)                    A Escolha das leituras e  preces são opcionais,  levando em conta   as propostas do ritual do matrimonio  pórem deve ser  comunicado  ao padre;

b)        Escolher musicas  litúrgicas;

c)         Nome do responsável pela decoração;

d)        Quantidade de  casais de testemunhas  (  para a reserva dos bancos );

6.1       TAXA :

Deverá ser quitada no máximo  10 dias antes da cerimônia.

 

6.2       FOTOGRAFOS E FILMAGEM

Devem  conversar  antes com o padre.

 6.3       DISPENSA:

Quando  for necessário pedir dispensa: Exemplo:  do casamento civil, grau de parentesco, disparidade de culto, matrimônio  misto  essa dispensa  deverá ser feita junto ao ordinário local .

 DECLARAÇÃO

  

Nós______________________________________e___________________________________estamos cientes que marcamos o nosso matrimônio na Paróquia________________________cidade de:_______________________________________, no dia ____/____/_____/ às _________,  assumindo  compromisso  de estarmos no horário acima combinado diante do altar ( tolerância de apenas  15 minutos )

O não cumprimento deste acordo deixará o assistente eclesiástico ( padre ou diácono )  livre para outros compromissos.

Estamos cientes das normas e dispostos a cumpri-las.

 

Cidade ____________________________________________________data ­­­______/_______/_______/

 

 

Noivo:_____________________________Noiva:_____________________________________________

CPF:                                                                CPF:

 

Baixe aqui as normas: NORMAS PARA CASAMENTO










Paróquia Santa Rita
Rua Dr. Rafael de Castro, n.º 222 - Santa Rita
Telefone: 73 3263 - 1044
plug21.com