Home > Nossa Diocese > Bispo Diocesano

DOM CARLOS ALBERTO DOS SANTOS

NOMEÇÃO

O Papa Bento XVI, acolhendo o pedido de renúncia, apresentado por Dom Antônio Eliseu Zuqueto, OFMCap, em conformidade com o cân. 401.1 do Código de Direito Canônico, nomeou no dia 15 de junho, bispo da diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas (BA), padre Carlos Alberto dos Santos, atualmente pároco da paróquia São José, na cidade de Aracaju (SE).  Pe. Carlos Alberto dos Santos nasceu no dia 2 de outubro de 1995, na cidade de Tobias Barreto (SE). Cursou o primeiro e o segundo grau no Sergipe. Formado em Estudos Sociais pela Universidade de Lorena (SP). Cursou Filosofia Plena em Lorena e Teologia no Instituto Salesiano Pio XI em São Paulo, capital. Foi ordenado sacerdote no dia 21 de maio de 1983 em Tobias Barreto, Sergipe. Exerceu os seguintes ministérios e funções: pároco da paróquia de Santo Amaro das Brotas (1983-1992); vigário paroquial de Maruim (1983-1992); vigário paroquial de Nossa Senhora das Dores; administrador paroquial de Maruim; pároco da paróquia São Pedro Pescador; diretor espiritual do Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus em Aracaju; reitor do seminário menor Sagrado Coração de Jesus em Aracaju; reitor do seminário provincial Nossa Senhora da Conceição em Aracaju; representante do clero de Aracaju por três anos; responsável pela Pastoral Vocacional da arquidiocese de Aracaju ( 1992-1994). Atualmente é: pároco da paróquia de São José em Aracaju; vigário geral substituto da arquidiocese de Aracaju; responsável pela formação dos diáconos permanentes da arquidiocese de Aracaju; membro do Conselho Presbiteral da arquidiocese de Aracaju; membro do Conselho de Consultores; membro do Conselho arquidiocesano de Pastoral.

Fonte: CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – quarta – 15 de junho de 2005

BRASÃO

- Insígnias que indicam o grau do Prelado:

a) Chapéu prelatício verde, com borlas terminando em três, indicam o múnos do Bispo sobre uma Diocese;

b) Cruz episcopal, de forma processional, em bronze com gema vermelha incrustada, indica o seguimento do Senhor, até ao derramamento do sangue se preciso, pois o bispo é chamado a ser o pastor que dá vida pelas suas ovelhas (cf. Jo 10,11).

- Campo azul, cor mariana e celeste; à direita, mais alto, um ostensório estilizado em cruz dourada e radiante em cujo centro sobressai a Hóstia do sacrifício, a Eucaristia, vida da Igreja e sustentáculo da missão de Dom Carlos Alberto; a esquerda, como que “ao pé da cruz”, uma flor-de-lis dourada indica  a Mãe de Deus e da Igreja, mulher eucarística, em quem o Verbo se fez carne  e veio morar entre nós (cf. Jo 1,14).

- Tudo aponta para o Lema episcopal de Dom Carlos Alberto: PER MARIAM AD EUCHARISTIAM – Por Maria à Eucaristia”  -  nas pegadas do Ano da Eucaristia, em que ele inicia sua nova missão como Bispo da Santa Igreja em Teixeira de Freitas/Caravelas.