Home > Capa > 1º Retiro Diocesano da Pastoral da Comunicação – PASCOM da Diocese Teixeira de Freitas – Caravelas

Aconteceu nesse último domingo, dia 06 de Julho de 2014, o 1º Retiro Diocesano da Pastoral da Comunicação – PASCOM da nossa Diocese Teixeira de Freitas – Caravelas / BA. O retiro ocorreu em um local próximo a praia na cidade do Prado – BA. O lugar escolhido para o encontro pela equipe de organização composta pelos paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Purificação – Prado / BA com a liderança do Pe. Aldomiro, assessor da PASCOM, já nos proporcionava perceber a grandeza de Deus em suas obras na natureza.

O primeiro encontro foi na frente da Paróquia Matriz – Nossa Senhora da Purificação, onde, membros da PASCOM de diversas paróquias da nossa diocese reuniram-se para juntos seguirem para o local do encontro, na Barraca 51.

O retiro iniciou com um delicioso café da manhã. Em seguida, tivemos um momento de acolhida feito pela Coordenadora Diocesana da PASCOM, Sara Mendes e também pelo Pe. Aldomiro, assessor da pastoral. Pe. Aldomiro falou da importância do trabalho realizado pela Pastoral da Comunicação para diocese, onde assim como São Paulo, deve anunciar, mas também, denunciar; da necessidade do trabalho em unidade pelas diversas paróquias; da necessidade de evangelizar utilizando-se das situações do cotidiano. Durante sua pregação, empregou diversos animais e obras da natureza para fazer comparações com a missão da PASCOM. Ainda, pregou sobre a Salvação.

Após a pregação, o padre conduziu um momento de oração, com a Lectio Divina, ou, Leitura Orante da Palavra de Deus, onde os participantes puderam assim viver esse momento contemplando a Palavra de Deus, frente as riquezas da natureza do local. Após a Lectio Divina, o momento de oração teve continuidade com a Via Sacra realizada nas imediações do local do encontro.

O retiro teve continuidade com o almoço. A programação da parte da tarde iniciou com a apresentação dos participantes do encontro, seguido de um momento de partilha de experiências e propostas para a PASCOM na nossa Diocese. O retiro encerrou a Celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Aldomiro.

Depois de um dia, na presença de Deus, de oração, formação e muita espiritualidade, os participantes retornaram com a compreensão de que é necessário trabalhar em Unidade e com os ouvidos atentos para escutar a Voz de Deus nessa missão tão linda de Comunicadores Cristãos.

Por: Sara Mendes Oliveira Lima.

Fotos: Josué Fernandes

1 Comentário até agora

Gabriel - 10/07/2014 (#):

Foi muito bom; amei a naturalidade das fotos! Parabéns!!!