Home > Caminhada > Bispos do NE 3 realizam reunião do Conser

Bispos do NE 3 realizam reunião do Conser

Os bispos do Conselho Regional (Conser) do Nordeste 3 da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), que compreende os estados da Bahia e do Sergipe, estiveram reunidos entre os dias 24 e 26 de março, em Salvador (BA). Na ocasião, foram debatidos temas pastorais e administrativos, como as prioridades apontadas na 51ª Assembleia Regional, realizada em novembro de 2013.

Participaram da reunião 28 membros do episcopado do Regional. A organização do Tribunal Eclesiástico do Nordeste 3 foi um dos temas tratados. Os bispos ainda abordaram a proposta de criar e consolidar o Setor Juventude nas dioceses e incentivar a criação da Pastoral da Sobriedade, para discutir sobre a juventude e as drogas.

A partir das prioridades assumidas das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), os bispos apresentaram passos em vista do desenvolvimento da missionariedade, por meio da implantação dos Conselhos Missionários Diocesanos e da sustentabilidade, através de propostas comuns para uma melhor articulação pastoral e valorização da vida.

Durante o Conser, foram eleitos bispos referenciais para alguns setores. Para a juventude, foi eleito o novo bispo auxiliar de Salvador, monsenhor Estevam Santos, que receberá a ordenação episcopal no próximo domingo. Para os religiosos, o bispo auxiliar de Salvador (BA), dom Marco Eugênio, será o referencial. O arcebispo de Aracaju (SE), dom José Palmeira Lessa, acompanhará a Pastoral da Pessoa Idosa. O bispo de Jequié (BA), dom José Ruy Gonçalves, foi eleito referencial para os diáconos.

Representantes da obra pontifícia Ajuda à Igreja que sofre (AIS) visitaram o Conser e ofereceram auxílio aos bispos no trabalho desenvolvido nas dioceses do Regional.

Houve, ainda, um momento de agradecimentos especiais na despedida dos bispos que deixarão o regional. O bispo de Bom Jesus da Lapa (BA), dom José Valmor César, assumirá a diocese de São José dos Campos (SP) e o bispo auxiliar de Aracaju (SE), dom Henrique Soares, que foi nomeado para a diocese de Palmares (PE).