Home > Capa > Papa suprime o título de ‘monsenhor’ na Igreja

Papa suprime o título de ‘monsenhor’ na Igreja

Medida foi tomada há várias semanas e divulgada nesta quarta-feira (8).
Mudança quer acabar com ‘o classismo e o espírito mundano’ na Igreja.

O Papa Francisco, que deseja uma igreja mais humilde e próxima das pessoas, decidiu suprimir os títulos honorários, entre eles o de “monsenhor”, medida que busca acabar com “o classismo e o espírito mundano” dentro da hierarquia eclesiástica.
A decisão foi tomada há várias semanas e divulgada nesta quarta-feira (8) pela imprensa italiana.

O secretário de Estado do Vaticano enviou uma carta aos núncios (embaixadores) da Santa Sé em todo o mundo, para que informem os bispos sobre a medida. O único título que os bispos poderão conservar é o de “capelão de Sua Santidade”, afirma o texto, que enfatiza que a medida não tem caráter retroativo. Por isso, muitos eclesiásticos da Cúria Romana – o governo central da Igreja – continuarão mantendo o título de monsenhor.
Em 1968, o Papa Paulo VI, fonte de inspiração para Francisco, reduziu dentro da Igreja Católica o número de títulos honorários, que chegavam a 14 na época.
A atual decisão está de acordo com o desejo do Papa jesuíta de reformar gradualmente a Igreja.