Home > Sobre a Paróquia > Um pouco de história

Um pouco de história

No dia 8 de julho de 2001 foi criada a nossa paróquia por Dom Antônio Elizeu Zuquetto, então Bispo da Diocese, que na ocasião deu posse ao nosso primeiro Pároco, Pe. Moises Porcino. E no dia 06 de fevereiro de 2002, assume o nosso segundo Pároco, Padre Fábio Alves.
A nossa paróquia é formada por 9 comunidades, que forma uma rede de comunidade.
A nossa Matriz é a Igreja Santa Rita de Cássia, situada no Bairro Santa Rita, em Teixeira de Freitas. As demais comunidades são: comunidades Nossa Senhora de Lourdes (Estância Biquíni – Teixeira de Freitas), Nossa Senhora de Fátima (Jardim das Flores – Teixeira de Freitas), Santo Antônio (Nova Lídice – Medeiro Neto), Nossa Senhora D’Ajuda (Cachoeira do Mato – Teixeira de Freitas), Santo Antônio (Maçaranduba – Vereda) e Santo Antônio de Santa Galvão (Fr. Galvão) – bairro Ouro verde – Teixeira de Freitas.
No dia da Ereção de nossa paróquia, o bispo Dom Antônio, Manifestou o desejo de que aqui se tornasse o santuário de Santa Rita de Cássia, tendo em vista a forte devoção pela santa e o profundo espírito de humildade e de santidade do nosso povo. Esse também é nosso sonho, transformar a Igreja Santa Rita no santuário da família. No momento estamos nos estruturando melhor para acolher os devotos de santa Rita e oferece melhor comodidade para os nossos paroquianos. Algumas ações nesse sentido já estão sendo feitas, como: a construção da nova Igreja de Santa Rita de cássia 4 vezes maior que a antiga; estruturação da pastoral familiar e implementação do Encontro de Casais com Cristo (ECC), movimento Mãe Peregrina, Serviço Rita Missionária, grupo Filhas da Esperança e as missas todos os dias 22 de cada mês, ao meio dia na Igreja matriz, que tem contado com inúmeros devotos que festivamente vem celebrar a família, invocando a intercessão daquela que é a padroeira dos casos impossíveis e das mães donas de casa.
A festa de nossa paróquia é no dia 22 de maio, dia de santa Rita de Cássia